Projeto executivo

de Arquitetura

Esta é a fase que são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa de uma obra ou serviço, com base no que foi definido no projeto básico e/ou projeto legal. Eles devem seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O projeto executivo é o documento que oferece as maiores informações sobre a obra entre todos os projetos existentes na legislação brasileira. O detalhamento de projeto nessa etapa é muito superior às etapas anteriores, pois o projeto executivo serve como um manual de instruções para quem está no canteiro de obras.

A definição de projeto executivo pode ser encontrada no Manual de Obras Públicas. Segundo este manual, o projeto executivo consiste:

"Conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato”.